Ataque em Barcelona é ataque à liberdade ocidental, diz brasileiro que vive na cidade

  • Por Jovem Pan
  • 18/08/2017 12h47
EFE

Em torno de toda a comoção por conta do atentado ocorrido em Barcelona na última quinta-feira (17), onde 14 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, a população da capital da Catalunha demonstra estar unida com toda a Espanha, apesar da grande vontade de se tornar um país a parte. No Morning Show desta sexta-feira (18), o jornalista Ricardo Setti deu um panorama de como anda as discussões pelo referendo separatista e apontou a possível razão pela cidade ter sido alvo dos fanáticos do Estado Islâmico.

“Barcelona é uma cidade libertária, acolhedora e ligada aos direitos humanos. Respeita as minorias, gays e outras religiões. Acho que por isso atacaram, os terroristas odeiam esses ideais ocidentais. Acho que Barcelona representa muito o que há de melhor na civilização ocidental”, disse o veterano, que vive na cidade.

Setti aproveitou para criticar o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, que deixou evidente as desavenças com o governo da Espanha, mesmo com toda a gravidade do ocorrido. O jornalista destacou que, mesmo com a transmissão voltada para o mundo, Puigdemont só falou em catalão.

“No começo desse atentado terrorista houve sinais dessa disputa. O presidente da Catalunha compareceu na TV falando só em catalão. O mundo inteiro ligado e ele agradecendo a polícia local, os serviços médicos, fazendo apenas uma referência genérica aos corpos de segurança nacional, da Espanha. Ele não agradeceu a polícia nacional, que tem experiência grande com terrorismo. Foram eles que detiveram os terroristas bascos”, mostrou.

Confira o resto da conversa abaixo:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.