Inverno também é época de dengue! Renato Kfouri indica medidas para se proteger do mosquito

  • Por Jovem Pan
  • 20/06/2017 15h57 - Atualizado em 29/06/2017 00h52
Johnny Drum/Jovem Pan Johnny Drum/Jovem Pan Inverno também é época de dengue! Renato Kfouri indica medidas para se proteger do mosquito

É verdade que a estação preferida do aedes aegypti é o verão, mas isso não impede o mosquito transmissor da dengue de atacar também no inverno. Na verdade, as chances de dengue podem aumentar nessa época do ano devido à falta de alertas.

Para levantar a discussão sobre a doença, Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, passou pelo Jovem Pan Morning Show e, além de indicar cuidados, mostrou números alarmantes da doença.

Somente nos últimos 2 anos, mais de 1 milhão e meio de casos foram registrados no Brasil. O número elevado, de acordo com Renato, indica a ineficácia do controle do mosquito da dengue. Com isso, “vemos progredir outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, como a chikungunya, o zika e a febre amarela”, alertou.

Para prevenir contra a dengue, Renato insistiu na importância da vacina, que se tomada agora, irá proteger principalmente na época de maior incidência do mosquito, no verão do ano que vem.

A vacina é dada em 3 doses, uma a cada 6 meses, e pode ser tomada por aqueles que tem entre 9 e 45 anos. Mas atenção: grávidas e indivíduos com doenças crônicas não devem tomar a vacina.

E se você tomou uma dose, mas se esqueceu de tomar outras, não se preocupe, você pode tomar normalmente. “Com uma dose já tem um grau de proteção, que é incerto, mas existe. Se perdeu o prazo vai direto para as que faltam. Dose dada não é desprezada”, explicou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.